Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Adenanthera pavonina: "Tento"

A árvore do "tento" é muito encontrada no cerrado.


Adenanthera pavonina L., espécie pertencente à família Fabaceae, subfamília Mimosoideae, conhecida popularmente como "tento"-vermelho, carolina ou olho-dedragão é uma leguminosa arbórea, originária da Índia e Malásia, encontrada em todo o cerrado e litoral brasileiro. Sua utilização estende-se desde fins ornamentais, arborização de ruas e praças, para sombreamento, artesanato e medicamentos, sendo suas sementes e madeira utilizadas como fitoterápicos, no tratamento de infecções pulmonares e da oftalmia crônica. Árvore semidecídua, de 15-20 metros de altura, possui um crescimento rápido, sendo um bom dossel para plantas herbáceas, arbustivas e trepadeiras que não toleram altas intensidades luminosas. Fornece madeira escura, compacta, com veias onduladas e pequenos poros, usada em marcenaria de luxo. O tronco caracteriza-se por possuir uma casca parda e lisa enquanto que a ramagem é longa e esparsa formando copa aberta. As inflorescências de pedúnculos longos, axilares ou terminais, em racemos curtos, com flores amarelas, formadas principalmente em março-abril. Os frutos são vagens estreitas, achatadas, marrons, espiraladas quando se abrem, expondo as sementes globosas, achatadas, duras, vermelho-brilhantes. As sementes apresentam o tamanho médio de 10x12mm, e podem variar de tonalidade, tamanho e formato.



Esta sou eu, que depois de coletar e antes de tratar as sementes de "tento" furo de uma a uma para poder produzir peças lindas com elas, pois o tom e brilho de vermelho das sementes é deslumbrante.

3 comentários:

Amora disse...

ai amei amei me ajudou mt no meu trabalho do tecnico...

Anônimo disse...

Olá Adriane.
Durante muitos anos cultivamos esta árvore na frente de nossa casa pensando ser Pau Brasil. Somente na semana passada uma vizinha nos explicou que não era o Pau Brasil e sim Tento. Pesquisando agora no Google topei com o seu blog. Muito obrigada pela informação, nos ajudou muito!! Nossa árvore é muito alta e frondosa, mas tivemos que podá-la, pois nossos vizinhos temiam que ela caisse...mas ela continua bonita..rsrsrssrsrs. Beijos e fique com Deus. Nilva (nilvabandeira@hotmail.com)

Unknown disse...

Olá Lorys, que bacana que o texto que coloquei ajudou. Bj.

Olá Nilva. Realmente é muito comum esta "troca" entre o pua-brasil e tento, tantos que muito o chamam de falso pau-brasil. Uma pena ter que podar a árvore, mas entendo pois a mesma realmente é enorme, e linda. Bjs.