Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Capim Dourado


O Capim Dourado é um produto típico da região conhecida como Jalapão, localizado no estado do Tocantis.
Por ser uma planta nativa das veredas, sua exploração só pode ser feita a partir do dia 20 de setembro se estendendo até o inicio das chuvas, devendo ser cortado com cuidado pra se deixar no lugar da colheita as sementes que estão localizadas na ponta da haste do capim.
Como parte do artesanato do capim dourado esta a seda, que são fios usados na costura do capim e é retirado dos buritis mais especificamente as folhas que estão nascendo no topo da planta.
Esse material é então desfiado e tratado para ser usado como linha.
Essa retirada das folhas mais novas da planta (que na cultura local é chamada de olho do buriti) é feita com base num programa de manejo bem organizado que permite ao artesão fazer o seu trabalho sem comprometer o meio ambiente.
ESTA COLEÇÃO ESTÁ ESGOTADA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados Senhores,

Navegando pela internet, deparei com esse maravilhoso trabalho feito apartir do Capim Dourado e, gostaria se possível, receber uma relação de prêços especiais (competitivos), fotos e condições gerais para envio ao Rio de Janeiro e aos Estados Unidos. No aguardo de tão valiosa informação para futuros negócios,

Cordiais Saudações,

Everaldo Silva

Unknown disse...

Olá Everaldo,
Infelizmente a coleção de capim dourado está esgotada, mas entre em http://www.yasaibiojoias.com e conheça todo o trabalho.
Abraço, Adriane