Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 15 de julho de 2008

Coleção Mamona

A mamona é cientificamente denominada Ricinus communis L. É uma planta da família euphorbiáceas. No Brasil, conhece-se a mamona sob as denominações de mamoneira, rícino, carrapateira, bafureira, baga e palma-criste.


Planta e cacho da mamona.

O óleo é o mais importante constituinte da semente de mamona
Tem raízes laterais e uma raiz principal que pode atingir 1,50 m de profundidade. As variedades cultivadas no Brasil podem ser de porte anão ou baixo (até 1,60 m), médio (1,60 a 2,00 m) ou alto (acima de 2,00 m).
Há também variedades com frutos deiscentes (quando maduro se abrem, deixando cair as sementes) e indeiscentes. O fruto é uma cápsula com espinhos, com três divisões e uma semente em cada uma.


Casca aberta da mamona.

A mamoneira desenvolveu-se nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Nas regiões Sudeste e Sul, para se garantir a competitividade com outros produtos concorrentes tornou-se necessário o desenvolvimento de técnicas que facilitassem a mecanização e o desenvolvimento de variedades mais rentáveis. Deste modo tornou-se possível cultivar variedades anãs eindeiscentes, cuja maturação ocorre aproximadamente ao mesmo tempo em todas as bagas. Isto permite colheita mecânica única anual.
No Nordeste a miscigenação de variedades provocou um hibridismo espontâneo, os frutos são deiscentes, requerendo múltiplas colheitas por ano, em operação manual.
Mesmo sendo uma cultura tropical equatorial, seu cultivo tem sido intensificado fora, até mesmo dos trópicos e subtrópicos. Nas regiões tropicais, equatoriais, geralmente cultivam-se variedades arbóreas e nas regiões subtropicais e temperadas, variedades anãs e precoces.
A mamona hoje, é colocada pelo governo como uma planta de excelente potencial e está incentivando seu plantio, principalmente nas regiões carentes do Brasil. O governo brasileiro tornou-se um dos maiores divulgadores e promotores dessa cultura, ao sinalizar que essa deve ser a principal oleaginosa, no ainda tímido, processo de substituição do diesel brasileiro.

Com a casca da mamona bolei estes brincos onde nas pontas coloquei strass colorido. Acho que ficaram bem bacanas, senão já na primeira feira não teria vendido tantos pares!!!


Confira mais modelos de brincos de cascas em: http://www.yasaibiojoias.com

2 comentários:

Mãos da Bahia disse...

Adriane
Que coisa linda, porque você não me enviou a mamona de amostra.
Fica me devendo esta.

Unknown disse...

Olá Marco, a mamona aberta já foi... agora fico te devendo a mutamba fechada... mando logo, logo... Abraço, Adriane.