Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Exposição Cerrado Sempre Vivo

Pessoal, é com muito prazer que venho convidá-los a apreciar lindas fotos, artesanatos, boas músicas, belas poesias, se inteirar sobre meio ambiente e provar picolés das Delícias do Cerrado (distribuição gratuita), na Exposição Cerrado Sempre Vivo, com abertura dia 12/12/09 - sábado a partir das 15h, no Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul - Produção Fernanda Bueno - Associação Adianto de Promoção Social.


Estima-se que com o ritmo de destruição atual - cerca de 2,2 milhões de hectares anuais - o Cerrado estará extinto em 2050. Especialistas acreditam que mais de 70% da sua área original já esteja desmatada. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas. As unidades de conservação federais do bioma compreendem: dez Parques Nacionais, três Estações Ecológicas e seis Áreas de Proteção Ambiental. O Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade de outros Estados, Goiás 97% Maranhão 65%, Mato Grosso do Sul 61%, Minas Gerais 57%, Tocantins 91%, além de porções em outros seis estados.

Os chapadões do Cerrado abrigam as nascentes das principais bacias hidrográficas do país, como nascentes dos rios Madeira, Tapajós, Xingu e Tocantins, Bacias Amazônica, do São Francisco e do Prata constituída pelos rios Paraná e Paraguai. Na região também está situada grande extensão do Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. Devido ao seu aspecto árido e potencial biológico pouco conhecido, o Cerrado, neste modelo desenvolvimentista, é visto como área a ser ocupada e desenvolvida, sem considerar suas peculiaridades e grau de fragilidade neste modelo desenvolvimentista. Atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas habitam neste bioma.

O objetivo deste projeto é apoiar a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 115/95, que propõe modificar o parágrafo 4° do art. 225 da Constituição Federal, incluindo então, o Cerrado (e a Caatinga) na relação dos biomas considerados Patrimônios Nacionais. Visando eliminar a ameaça já instaurada sobre o cerrado que é o segundo maior bioma brasileiro, berço de nossa capital e está ameaçado!!!

A todos que apoiam e contribuem para a realização deste projeto, muito obrigada!

A Yasaí Biojóias apóia o projeto e estará marcando presença com lindas peças produzidas com matéria prima do cerrado no sábado, a partir das 15 horas.

Espero todos por lá. Abraços, Adriane.

Nenhum comentário: