Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Afinal o que é silica gel?

Toda vez que falo na silica gel esta é a pergunta que escuto, portanto vamos ver se consigo descrever um pouco o que é a silica gel e sua utilidade e importância no beneficiamento e cuidados com matérias primas naturais.

Silica gel é um material usado para absorver humidade. É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. A sílica-gel retém a humidade do ar por adsorção física, não por absorção. É um processo físico, pelo qual as moléculas de água ficam retidas na superfície dos poros do dessecante, no caso, da sílica-gel.

A capacidade de adsorção de água da sílica-gel é de, no máximo, 30% do seu próprio peso, aproximadamente. A Sílica Gel pode ser regenerada quando submetida a temperaturas superiores a 100°C e inferiores a 200°C, por um período mínimo de 40 minutos. Este procedimento deve ser realizado sempre com a Sílica Gel não embalada em sachês e nunca com o produto dentro dos sachês.

Normalmente em forma de pequenas pérolas brancas ou azuis, é um poderoso agente desumidificante e desidratante mundialmente recomendado para a proteção de produtos, objetos e materiais diversos, contra a umidade e a oxidação aérea. Quem já não compro um calçado em que tinha um pequeno saquinho/sachê com bolinhas dentro da caixa? Pois então, este pequeno sachê é a silica gel.

Sua utilização assegura a integridade dos produtos e materiais, preservando características e propriedades originais até a utilização ou consumo, pois os mantém protegidos da ação nociva da umidade residual, oxidação e proliferação de fungos.

Por isso ela é recomendada no acondicionamento de matérias primas naturais. A silica gel é mais um recurso importante na manutenção e beneficiamente de matérias primas naturais pois ajuda na adsorção da umidade, bem como pode ser utilizada em sachês no acondicionamento das peças prontas.

Nenhum comentário: