Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

De onde vem as sementes? O Açaí!


Semente de Açaí Polida e Tingida
Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart., Palmae), planta típica de várzea. É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombianos. O açaizeiro é muito semelhante a palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se por crescer em touceiras de 3 a 25 estirpes (troncos de palmeira). Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estirpe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorágico).

A semente de açaí é freqüentemente utilizada na confeção de biojóias. As peças confeccionadas artesanalmente e mesmo que sejam produzidas duas peças iguais as mesmas terão formato diferente, pois uma semente nunca é igual a outra. Pensando nisto e sendo a semente de açaí um dos principais elementos na confeção das peças da Yasaí Biojóias a proposta é de se criar sempre peças únicas.

6 comentários:

Ulysses Dutra disse...

Oi Adri!

Família entrando no mundo blogueiro em peso, que legal!

Um beijo

Adilene Adratt disse...

Só falta o site da nativa estar no ar... acho que para depois do carnaval.
Bjs

Anônimo disse...

Ola, gostaria de saber quais sao os produtos tipicamente usados no processo de tratamento (contra bichos) e de tingimento do acai. Agradeco a sua ajuda!

Jujusa@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia!
Sou estudante de Sistemas de informação da Universidade Federal Rural da Amazônia. Estamos fazendo um projeto que crie uma plataforma entre o batedor de açaí e uma cooperativa que produza artesanatos com o caroço de açaí. Nosso pensamento é fazer uma plataforma digital para divulgação e demais das biojóias feitas de caroço de açaí. Ajudando também a dar um destino sustentável a esse material, e também incluir o beneficiamento de comunidades carentes com esse processo.
Se estiver interesse entre em contato.
Obrigada!


Email: thalynny.r@gmail.com
Cel: 980472310

Unknown disse...

Como limpar caroço do acai pra fazer artesanato?

Unknown disse...

Boa noite!
Onde consigo comprar sementes de açaí para biojoia?
Muito obrigada!