Madrepérola é uma substância calcária, dura, brilhante, branca ou escura e iridescente produzida por diversos moluscos, especialmente os bivalves. Os bivalves, como o nome indica, têm uma concha formada por duas peças. A concha é um órgão rígido, muitas vezes externo, característico dos moluscos.
(esta é uma concha com a madrepérola)
A madrepélora reveste o interior de diversas conchas. Também é liberada por alguns moluscos como uma reação a um corpo estranho que tenha entrado em sua membrana epitelial. O corpo estranho causa irritação ao animal, que passa a liberar essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha, formando uma madrepérola que cujo tamanho varia de acordo com o tempo de resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.As conchas que são encontradas no Pacífico Sul são grandes e é delas que se tira a maior parte da madrepérola encontrada no mundo. Países como a Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Filipinas produzem madrepérolas, e as melhores são encontradas em mares tropicais. O Japão também produz a madrepérola.
No Brasil as conchas encontradas na parte sul da Ilha de Marajó produzem um tipo de madrepérola interessante é mais espessa que as demais.
A madrepérola pode refletir tons difererentes da luz de acordo com a maneira como é iluminada, de modo que pode apresentar cores variadas que vão dos rosas aos azuis, verdes e amarelos em várias tonalidades. Esse efeito é considerando bastante agradável à vista.
A madrepérola é bastante utilizada na confecção de jóias, principalmente de biojóias.
(este colar da Yasaí Biojóias é com lascas de madrepérolas)
Assim como a pérola a madrepérola é orgânica e por isso precisa de cuidados como por exemplo evitar guardar em lugares fechados onde a peça não respira. Não guarde sua peça com madrepérola em lugares umidos e nem onde tem calor excessivo.Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário