Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os 6 passos da esqueletização de folha moeda

4 comentários:

Vanessa Camargo disse...

Olá, gostaria de algumas dicas sobre a esqueletização. Tentei ferver as folhas, processo que levou várias horas. Enfim, consegui retirar uma película de celulose apanas de uma das faces da folha. É assim mesmo?? O aspecto da folha não fica esqueletizado, mas sim, um pouco mais fina, parecendo papel de seda. Faltou mais algum passo? Como deixá-la esqueletizada sem danificar seus veios?? Tenho que colocar pra secar após a retirada da celulose?? Como dispor as folhas na secagem?? Desculpe a quantidade de dúvidas, mas se puderes me auxiliar, ficaria muito grata. Obrigada!
Vanessa Moraes
arquiteta
Jacutinga/RS

Unknown disse...

Olá Vanessa, vou tentar responder suas perguntas:

- Ferver as folhas: este processo eu não utilizo, faço o processo descrito aqui nesta postagem. Há artesões que utilizam o cozimento com soda cáustica, mas como a proposta de meu trabalho é o respeito ao meio-ambiente se eu utilizase este método não estaria trabalhando de acordo a proposta, pois esta soda seria despechada no meio-ambiente.

- Retirar uma película de celulose apenas de uma das faces da folha: é assim mesmo às vezes, aqui tudo vai depender da folha, pois cada uma responde a esqueletização de uma forma diferente.

- O aspecto da folha não fica esqueletizado, mas sim, um pouco mais fina, parecendo papel de seda: É isso mesmo. Tem folhas que ficam perfeitamente esqueletizadas, mas algumas ficam com textura de seda.

- Faltou mais algum passo? Como deixá-la esqueletizada sem danificar seus veios? : tente fazer o processo natural que descrevo aqui no blog, ele é mais lento, mas o resultado é positivo.

- Tenho que colocar pra secar após a retirada da celulose? : Sim.

- Como dispor as folhas na secagem? : Quanto mais separadas melhor, menos possibilidade de uma grudar na outra. Mas veja, tem que ter cuidado ao limpar cada folha, uma a uma, com escova bem delicada.

Espero ter respondido suas perguntas. Abraços, Adriane.

Anônimo disse...

Olá,gostaria de saber como se faz a prensagem,também qual tipo de tinta pode-se usar?

Unknown disse...

Anônimo, identifíque-se para que eu lhe ajude.