Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um adeus para Jeanine...

Sabem, ainda não tinha caído a "ficha"... mas ontem a tarde ela caíu...
Doeu... a lágrima correu... sem medos, sem preconceitos... apenas ela: a lágrima...

Porquê?
Sempre falo das muitas "mãedrinhas" que a Yasaí Biojóias têm e do enorme incentivo, e claro muitos puxões de "orelha" que recebo. Estas "mãedrinhas" da Yasaí Biojóias fizeram com que a cada dia o trabalho corresse em direção pela busca da responsabilidade sócio-ambiental e pela incansável defesa do cerrado.

Desde maio de 2006, quando me "enfiei" a buscar um "lugar ao sol" para meu trabalho, conheci pessoas muito generosas e especialmente incentivadoras. Entre elas, uma das "mãedrinhas", ela... a pesquisadora que me deixava calada e muda para ouvir e sugar tanto conhecimento. Ela que me "esculachava" pela incoerência da proposta do meu trabalho e por eu estar sempre com aquele famoso cigarro acesso ao ouví-la... aquele que ela pedia tanto para que eu apagasse e que agora me parece tão sem sentido...

Passei dias e dias muda e calada...
Chorrei junto com o cerrado...
Ele chorrou muito...
Ela se foi...
A ficha tinha que cair...
Mas demorou!
Poquê? Não sei...

Só ontem me liguei que daqui para frente ela não estará mais lá para me incentivar e para me criticar. Para me fazer crescer.

Só ontem me liguei que quando for a UnB não irei mais encontrá-lá.
Enfim... não entenderam nada... é assim...

Parte 1:
Na tarde desta segunda-feira, dia 13 de julho, a professora Jeanine Maria Felfili Fagg, do Departamento de Engenharia Florestal da UnB, faleceu. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aos 52 anos, Jeanine deixou um marido e duas filhas de 15 e 22 anos. Ela lecionava na Universidade de Brasília desde 1983 e inspirou alunos no Brasil e no exterior. Referência em estudos de conservação e recuperação de plantas do Cerrado, a doutora identificou mais de 12 mil espécies nativas na região. Previsto para estar pronto neste ano, o prédio do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da UnB (CRAD) foi uma iniciativa de Jeanine. Além de presidir a Associação dos Moradores do Park Way, Jeanine foi uma das criadoras da ONG Instituto Vida Verde. O grupo mobilizava voluntários para recuperar àreas de mata de galeria degradadas.

Parte 2:
No próximo domingo, dia 19 de julho, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) irá promover uma homenagem à professora Jeanine Felfili, que faleceu na última segunda-feira, 13 de julho. O evento será no Parque Olhos D'Água (413/414 Norte), das 16 às 18 horas. Haverá uma apresentação do cantor e repentista João Santana, do músico pernambucano Paulo Matricó e poetas da cidade como Nícolas Behr, Romulo Pinto Andrade entre outros convidados.
Esse será um momento de confraternização dos ambientalistas que aprenderam e compartilharam com a professora o compromisso de conhecer, defender e promover o Cerrado. Com essa homenagem, todos poderão agradecer pelo intenso trabalho de Jeanine e enaltecer o exemplo dela na produção científica, no engajamento social e na ética luta pela sustentabilidade do Distrito Federal.
A trajetória dessa profissional é marcada pela dedicação. A professora Jeanine foi uma das pessoas que contribuiu ativamente para uma conquista recente do IBRAM, a elaboração dos Planos de Manejo da Estação Ecológica do Jardim Botânico e da Estação Ecológica de Águas Emendadas. Entre os diversos trabalhos realizados por Jeanine, está o livro “Vegetação da Estação Ecológica de Águas Emendadas”.

Eu fui... poderia não ir? Claro que não... Eu precisava que a "ficha caísse"...

Agora o que fica?
Apenas ela... a lembrança...
Tenho certeza que onde estiver ela continua sendo uma linda mãedrinha...

Um beijo Jeanine... adoro você...

Nenhum comentário: