Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Afinal é "designer" ou "design"?

Design é um esforço criativo relacionado à criação, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse esforço normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Exemplos de coisas que se podem criar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros e interfaces de programas.

Existem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. Atualmente as mais comuns são o design de produto, design gráfico, design de moda e o design de interiores. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer.

O design pode ser também a qualidade daquilo que foi projetado.
O termo deriva, originalmente, de designare (latim), sendo mais tarde adaptado para o inglês design. Em inglês, o termo se refere a qualquer indivíduo que esteja ligado a alguma atividade criativa ou de projeto.

Designer é o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design. Normalmente o termo se refere ao designer gráfico (programador visual), designer de produto (desenhista industrial), uma série de tipos diferentes de designers (como o de moda e de jóias) e ainda de projetista (termo genérico para quem projeta).

No Brasil o termo foi adotado no final do século XX, na tentativa de universalizar as profissões ligadas ao projeto. Até certo ponto isso tem ocorrido e a maiorida das universidades preferem o termo designer a desenhista industrial. Os termos design e designer tem causado confusão entre não-designers.

Portanto, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e um fator crucial de intercâmbio cultural e econômico.

No Brasil, a profissão do designer não é regulamentada (o que significa que não existe Conselho de Classe, como o CREA ou a OAB), embora ela conste do Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho. Existem, no entanto, associações profissionais, de caráter cultural e representativo, embora não sejam habilitadas a fiscalizar a profissão.

Apesar da legislação permitir que qualquer cidadão exerça a atividade, normalmente isto é feito por profissionais formados em cursos técnicos ou superiores. Existem várias instituições de ensino de design especializadas em habilitações especifícas como design gráfico, design de moda ou design de interiores.

Dentre as especializações do design mais comuns na atualidade se encontram: Design Gráfico, Design Tipográfico, Design Editorial, Design Institucional, Design de Embalagem, Design de Jogos, Design Digital, Design de Hipermídia, Webdesign, Design de Jogos de Computador,Design de Produto, Design Automobilístico, Design de Embalagem, Design de Mobiliário, Design de Moda, Design de Jóias, Design de Estamparia, Design de Ambientes, Design de Interiores, Design de Iluminação.

Alguns Associações de Designers no Brasil:
* ADG - Associação dos designers gráficos
* ADP - Associação dos designers de produto
* ABD - Associação Brasileira dos Designers de Interiores
* SCDesign - Associação Catarinense de Design
* APDesign - Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul
* ADAM - Associação de designers do Amazonas

Assim, o design é uma atividade envolvendo uma ampla faixa de profissões, das quais produtos, serviços, comunicações gráficas, decoração e arquitetura fazem parte. Juntas, essas atividades deveriam elevar, de um modo harmônico e orquestrado com outras profissões, o valor da vida.

Portanto, o termo designer refere-se a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual e não apenas um serviço executado.

Então ao criar algo, deve-se sempre ter como objetivo romper barreiras, porque somente o que é novo e diferente possibilita o avanço na sociedade, a evolução e talvez a revolução. Portanto, a discussão não gira mais em torno do que é design ou designer e sim gira em torno do que é original ou não.

Enfim, acho que me considero uma "designer de... moda? de jóia? de biojóia?" Não sei... o que vale é que amo o que faço, adoro criar, inventar e reinventar, e tudo com carinho e qualidade.

Nenhum comentário: