Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Afinal é Guapuruvu ou Medalhão?

Tanto faz, pois é a mesma árvore e diga-se de passagem árvore símbolo de Florianópilis/SC. Para quem me conhece sabe que esta semente e sua simbologia me é muito especial.
Mas vamos lá, quem é este medalhão? Não dá para comer como tantos outros medalhões.

O guapuruvu (Schizolobium parahyba), também conhecido como ficheira, garapuvú (ou guarapuvú), bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira, medalhão ou ainda "pau-de-tamanco", é uma árvore da família das fabáceas, sub-família Caesalpinioideae.

Árvore de 20 a 30 metros de altura, 60 a 80 centímetros de diâmetro na altura do peito.
Flores grandes, vistosas, amarelas. Tronco elegante, majestoso, reto, alto e cilíndrico, casca quase lisa, de cor cinzenta muito característica. Floresce durante os meses de outubro, novembro e dezembro.
A madeira é pouco resistente, mas presta-se à confecção de embarcações tipo canoas exatamente pela leveza e facilidade de entalhe.
A semente fica dentro desta película, chamada de bongue. A semente é grossa e depois de beneficiada muito resistente e bem bonita.
Este foi o resultado da utilização do medalhão na confecção de biojóias. Confira as novidades da Coleção 2009 na loja virtual.

Nenhum comentário: