Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Um pouco sobre beneficiamento

Partindo da idéia de que beneficiar é o ato de modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência de uma matéria-prima ou um produto então frutos, cascas, folhas e sementes devem ser beneficiadas antes da confecção das biojóias.

As biojóias produzidas com matéria prima natural têm despertado grande interesse e a técnica de beneficiamento consiste basicamente na indicação das melhores espécies para uso em biobóias, escolha dos materiais, técnicas e épocas mais apropriadas de colheita - conforme recomendações da Emater a coleta de apenas 30% do que cada espécie produz. Para confecção das peças, as matérias primas são selecionadas, lavadas, secas em estufa, lixadas e polidas com ceras naturais.

A equipe do Laboratório de Sementes Florestais da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) recomenda o beneficiamento dos frutos, cascas, folhas e sementes primeiramente expondo ao sol até secar bem para depois seguir com a secagem em estufa com circulação de ar forçado (em intervalos de tempo diferenciados); determinação do grau de umidade usando estufa com temperatura de 105ºC, durante 24 horas; exposição em câmara de fluxo laminar com luz ultravioleta (para eliminação de patógenos); polimento e preparação para montagem das peças; e por último, a confecção das peças.

Após a secagem o primeiro passo é tirar o pó e alguns materiais são tingidos - como, por exemplo, o açaí que pode ser tingido com vinho de açaí, urucum ou espinafre. Já outras são utilizadas in natura, mas todo material deve ser beneficiado antes de utilizado, pois isso proporciona a conservação do produto.
O brilho característico de cada matéria prima aparece quando, na seqüência, passa pelos últimos acabamentos, como o polimento. Depois uma broca faz os furos por onde vão passar os fios.

Não é fácil trabalhar com frutos, cascas, folhas e sementes regionais, pois nem sempre o beneficiamento da matéria-prima atende a qualidade que se busca, mas todo este processo confere durabilidade, resistência, beleza as peças e não agride a natureza, só então, tem início o trabalho de criação das Biojóias.
Toda matéria prima natural utilizada pela
Yasaí Biojóias é devidamente beneficiada.

Nenhum comentário: