Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

quarta-feira, 20 de maio de 2009

MDF: ecologicamente correto

Mais do que uma moda, a preocupação com o meio ambiente é uma tendência também no artesanato e influencia nos novos estilos que vêm sendo lançados no mercado. Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto o Medium-density fiberboard é um material derivado da madeira e é internacionalmente conhecido por MDF e é produzido com fibras selecionadas de madeira de pinus ou eucalipto reflorestado. Em português a designação correta é placa de fibra de madeira de média densidade.


O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. Produto relativamente recente foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994. O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da cortiça e algumas de suas características são superiores ao do aglomerado, caracterizando-se ambos por possuir boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta. A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado e proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas. Permite cortes em qualquer sentido e uma ampla gama de acabamentos, pois possui superfícies perfeitamente homogêneas e sem orientação de fibras. No Brasil, este é obtido a partir de plantações, utilizando-se também de espécies selecionadas de coqueiros em função do melhor rendimento agro-industrial. Além desse aspecto, os corpos de pinus proporcionam uma chapa de cor avermelhada ou roxa, mais valorizada pelo mercado seleto. Possui grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional e é tratada contra cupins e fungos na origem. Portanto MDF é ecologicamente correto, pois não são utilizadas madeiras de árvores nativas. O uso deste material evita o corte indiscriminado de árvores, que, em muitos casos, são raras e correm risco de extinção, como o jacarandá-da-bahia e o mogno. A preocupação atual em adquirir produtos que não agridem o meio ambiente também ocorre devido à grande exigência dos clientes que não querem, de jeito algum, levar para casa objetos provenientes de desmatamento ilegal. O artesanato feito com a madeira reflorestada ou com MDF também apresenta muitas vantagens por se tratar de materiais modernos, mais baratos e mais fáceis para de serem trabalhados.


Assim, acredito que justifico porque a Yasaí Biojóias utiliza MDF. Na feiras muitos me perguntam por que sendo a proposta de meu trabalho ecologicamente correta estou com parceria em madeira. Neste caso ela é explicada, pois além de ecologicamente correto no MDF há a possibilidade de se aplicar matéria prima do cerrado e reciclar revistas sobre as peças e as mesmas ficam lindas, com fino acabamento e leves.



3 comentários:

Carvalho & Gouvêa disse...

Somos uma parceria ecologicamente correta e estamos apresentando cada vez mais o nosso rico cerrado e as diversas formas de reciclagem em peças que servem como embalagem para as lindas peças de folhas, frutos , cascas e sementes, além de se poder usar de forma elegante como decoração.
Pra mim é uma honra estar nessa parceria e ser reconhecida como alguém que pensa num futuro melhor e mais saudável para o nosso país!
Tenho certeza que nossa parceria ainda vai muito longe!!!
Obrigada parceira!

shyrley disse...

Achei maravilhoso esse site.Pois eu tinha que fazer um trabalho,e tinha comprado a madeira sem conhecimento dela...pois eu tinha perguntado o nome da madeira, e se ela era ecologicamente correta. só que os vendedores não sabia. Então comprei e voltei para casa...
só que tinha um problema: o trabalho era de biologia,aí ja sabe né...Minha professora iria me dá nota baixa,se eu tivesse levado a madeira extinta..sendo assim procurei no Google e encontrei esse site que me ajudou muito.
fiz meu trabalho e tirei a maior nota da sala!

Unknown disse...

Olá Shyrley, que pena que você não deixou seu contato. Que bom que lhe ajudei e parabéns pela nota. Bjs.