Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quem é a gomeira?

A gomeira é a casca que mais me encantou no cerrado (até agora).
Seu brilho e sua textura não tem igual. O brilho mesmo é muito lindo.

Mas quem é ela? É a Vochysia pyramidalis.

"Árvore sem exsudação ao se destacarem as folhas. Árvore sempre-verde com floração de agosto a outubro e a frutificação de dezembro a abril. Usada na arborização em Brasília, pela bela floração e crescimento rápido. A goma, os frutos e sementes alimentam a fauna. A madeira é usada regionalmente para forros e mourões. Tem potencial para uso na recuperação de áreras degradadas pelo rápido crescimento e por atrair a fauna local. Gomeira: produz goma consumida por macacos." (+ 100 Árvores do Cerrado: Matas de Galeria).

Encontrada na Estação Ecológica Águas Emendadas (Planaltina/DF) e em Balsas/MA.

Pesquisando sobre a gomeira encontrei este texto que achei o máximo:

"A Árvore da minha vida

Como foi que ela atraiu minha atenção? Como foi que me encantei por ela?
Dentre tantas árvores do Cerrado que encontrei foi ela que me tocou mais fundo. Por quê?
Talvez por suas folhas muito verdes, hirtas, por seu tronco decididamente ereto e de uma textura ímpar... talvez por sua postura soberana, na composição da diversidade corajosa do Cerrado do Planalto Central onde ela aprendeu a processar alumínio, aprendeu a 'tirar leite de pedra', transformando o que encontra no solo em pura beleza vegetal.
É isto! Sua maior virtude é seu poder de transformação. A plasticidade altiva de suas formas me fisgou pelos olhos, me laçou pelo coração. Puro encantamento!
Levei uns cinco anos até descobrir que ela se chama Gomeira. Naquele tempo, o que eu queria mesmo, aquilo com que eu vivia sonhando, era conseguir uma muda de Gomeira.
Foi então que, de repente, parei pra pensar: porque tanto quero ter uma Gomeira? Porque não mudar essa idéia? Eu posso pôr meu carro na estrada e ir vê-Ia onde ela é nativa e soberana. Ela é planta do campo, do Cerrado.
A vida é mesmo criativa. Tanta gente veio chegando, e caminhando junto... Minha vida mudou muito. Não tenho mais a fazenda onde queria plantar a Gomeira, mas tenho todas as Gomeiras do mundo para visitar e admirar. Saí dos limites das cercas de arame farpado para o mundo aberto do Cerrado, onde a vista alcança longe, livre, leve, solta.
Minha vida mudou muito: como a Gomeira, eu cresci e aprendi a transformar a secura dos caminhos na mais pura expressão da simples alegria de viver.
Importante é que ela, a árvore da minha vida, estava lá, naquele ponto do caminho onde eu dei a guinada. Inspiradora de uma nova maneira de ver e viver a vida."
(Edna Francischetti)

Com esta casca que me encantei criei alguns brincos para a Coleção Cerrado.



Para conhecer a coleção completa
clique aqui.

Nenhum comentário: