Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Casca de Copaíba "vira" brinco

Copaifera langsdorffii - Copaíba

Árvore sem exsudação ao se destacar a folha. Copa com ramos e gemas pilosos, de cor cinza.
Troncos de até 33cm de diâmetro no cerrado sentido restrito; ritidoma de cor castanha ou avermelhada quando raspado, escamoso, com placas finas.
Folhas compostas; paripinadas; alternas, espiraladas; com 4 a 12 folíolos alternos ou opostos; elípticos ou oblongos; de até 8cm de comprimento e 4cm de largura; ápices obtusos, retusos ou arredondados e bases obtusas, arredondadas ou assimétricas; margens inteiras; nervação broquidódroma, nervura central saliente em ambas as faces, nervura marginal mais clara; pedolos de até Scm de comprimento, com pulvino, peciólulos de até O,5cm de comprimento; estípulas caducas; folíolos coriáceos; discolores; glândulas laminares translúcidas presentes em alguns indivíduos; glabros.
Flores com até O,5cm de diâmetro; com cinco pétalas livres, de cor creme.
Frutos de até 5cm de diâmetro; ovóides; castanhos quando maduros.
Sementes de até 2cm de comprimento; pretas; com arilo laranja , que atrai aves dispersoras; uma por fruto.

Habitat e distribuição - ocorre no cerrado sentido restrito, matas de galeria, matas secas e cerradões.

Usos - A madeira tem uso regional. Fornece o óleo de valor medicinal, é anti-inflamatório, cicatrizante, e usado para picadas de insetos, pulmões, sinusite. Produz verniz,tintura; laca e corante amarelo. Planta melífera.

Etimologia - Copaifera: latinização de kopa'iwa, do tupi, pau de resina. Langsdorffii: homenagem ao médico e botânico austríaco G.H. von Langsdorf. Copaíba: pau de resina.



Descobri um pé de copaíba ao lado da minha casa e o resultado foi este brinco... acho que ficou bem bacana... a semente ainda não utilizei, mas com certeza vou fazer algo com elas também...

2 comentários:

Carvalho & Gouvêa disse...

Mas tô metida com essa Bíblia ! hehe

Unknown disse...

Metida nada muié... e agora cada vez mais a busca da informação e identificação correta para repassar adequadamente... afinal aquela coisinha chamada "valor agregado" ainda é válida...
Abraços, Adriane.