Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

sábado, 22 de maio de 2010

22 de maio de 2010 é o Dia da Biodiversidade dentro do Ano Internacional da Biodiversidade

Em 20 de dezembro de 2006 a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade (resolução 61/203), então hoje, 22 de maio de 2010, é o Dia da Biodiversidade, dentro do Ano Internacional da Biodiversidade.

Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, atividades estão previstas de norte a sul do país, mas pelo que percebi muita programação para a fauna, mas vale lembrar que biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra. A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas.

No Brasil, fatores que ameaçam a biodiversidade, são a caça predatória e ilegal, a derrubada de florestas, as queimadas, a destruição dos ecossistemas para loteamento e a poluição de rios. Outro problema grave que ameaça a fauna e a flora brasileira é a chamada biopirataria, a saída ilegal de material genético ou subprodutos de plantas e animais para pesquisas sobre novos medicamentos e cosméticos no exterior sem o pagamento de patentes.

Além da poluição, causada por dejetos domésticos, industriais e por agrotóxicos, e do problema do lixo, há a degradação de riquezas naturais. Nas grandes cidades as condições ambientais são nocivas, o desmatamento, a desertificação e a extinção de espécies biológicas (fauna e flora) ameaçam a biodiversidade e põem em risco a sustentabilidade dos ecossistemas e, por conseqüência, da própria qualidade de vida.

O Brasil tem 1/5 da Biodiversidade mundial, com 50.000 espécies de plantas, 5.000 de vertebrados, 10-15 milhões de insectos, milhões de microorganismos. O Brasil abriga cerca de 1,5 milhão de espécies, entre vertebrados, invertebrados, plantas e microrganismos que representam aproximadamente 10 % das espécies existentes no planeta. Toda essa riqueza biológica está distribuída nos diferentes ecossistemas florestais, não florestais, aquáticos, montícolas, costeiros e marinhos existentes no País.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Ocupa uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km2, ou seja, cerca de 21 % do território nacional e corta diagonalmente o País no sentido nordeste-sudoeste.

O Cerrado é considerado a mais diversificada savana tropical do mundo. O número de espécies vegetais supera 6.000. A riqueza de espécies de peixes, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados é igualmente grande, ocorrendo a metade das espécies de aves, 45% dos peixes, 40% dos mamíferos e 38% dos répteis com relação ao Brasil. Estima-se que nada menos do que 320 mil espécies ocorram no Cerrado. Esse valor representa cerca de 30% de tudo o que existe no Brasil. Portanto, a biodiversidade do Cerrado é elevada, mas geralmente menosprezada.

(Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org
http://www.unesco.org
http://www.cbd.int/2010/welcome
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br)

Nenhum comentário: