Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Biojóias Frivolité 2010: Colares e Brincos

Esta coleção é o que chamo de "mimo" e foi criada com a ajuda da uma senhorinha muito "fofinha" e seu lindíssimo frivolité. Cada peça é única e sem possibilidade de repetição. Todas as peças mesclam o frivolité com folhas e cascas do cerrado.
Uma curiosidade: o frivolité é feito todo manualmente, sem agulhas, quando muito com a navete.
Esta é Aurora, a frivoliteira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Adriane, tudo bem? Eu me chamo Maria do Socorro e morei em Brasília na minha adolescência. Adoro esta cidade e, por mim, continuaria morando aí ainda!
Pesquisando sobre o frivolitê, encontrei seu blog.
Fiquei emocionada ao encontrar os trabalhos realizados em frivolité pela senhora Aurora. Eu não conhecia mais ninguém, além de uma tia que morava em João Pessoa, que o fazia. Ela tentou me ensinar quando lá estive mas eu era muito jovem e não me empeenhei em aprender. Quando minha tia faleceu, me dei conta de que ninguém da família sabia confeccionar este lindo trabalho e resolvi que iria aprender para que alguém da família desse continuidade. Então, resolvi tentar e, recentemente, encontrei a técnica na internet e consegui aprender a fazê-lo, desta vez sozinha! Atualmente moro em Londrina e encontrei somente uma artesã que o faz, mas, como eu, é auto-didata também.
Fiquei encantada com o trabalho realizado por vocês e gostaria de saber qual linha é usada para fazer estas lindas peças, pois eu gostaria de desenvolver a técnica e, se possível, divulgá-la, pois acho que está em extinção, e é uma pena um trabalho tão bonito e delicado, desaparecer.
Conto com sua ajuda e antecipadamente agradeço.
Um grande abraço,

Maria do Socorro Moreira.
E-mail: msocorromoreira@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá querida,

Fiquei encantada com seu comentário. Aqui no DF tenho conhecimento de apenas quatro frivoliteiras (ou seja, apenas outras três além da D. Aurora) e todas já com idade avançada. Também lamento que a técnica possa se perder pois acho ela linda. Uma renda muito delicada. Bem, nosso trabalho é, além de ambiental, social. Sempre compro as linhas e tento comprar linha de boa qualidade. A que recomendo é a "âncora 10" que é uma linha fina e de algodão e tem um brilho muito especial. Dá um resuldado bem bacana. O que percebo quando D. Aurora produz que ela faz com calma e com carinho para não embolar a linha e para os nós ficarem bem omogêneos.

Abraço, Adriane.