Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 6 de abril de 2010

Afinal porque feltro e papel paraná

Os pingentes da “Coleção Brasília 50 anos: Tudo começou no cerrado” são mandalas feitas manualmente, uma diferente da outra, todas em feltro com enchimento de papel Paraná. Desde a criação, tínhamos em mente que era necessário manter a proposta de algo ecologicamente correto.

Mas afinal o que é Feltro?

Feltro é o termo genérico usado para designar o material obtido da união de fibras para a qual não concorre a utilização de adesivos, tais como colas, gomas, resinas e semelhantes, sendo esse agrupamento obtido por meio de um processo conhecido como “Efeito Direcional de Fricção”. Esse processo consiste basicamente em, através de movimentos intermitentes de apertar e afrouxar fibras, realizar o entrelaçamento das mesmas até conseguir a compactação (dureza) desejada.

A arte de fazer feltro é muito antiga e teve origem na Ásia (Mongólia, Turquia). Os vestígios arqueológicos mais antigos foram encontrados no Altai e datam de 600 a.C.. Contudo, cientistas afirmam que os homens já conheciam a fabricação de feltro muito antes. Desde então o feltro é utilizado para vestuário, tapetes, mantas e diversos tipos de artigos de utilidade - até mesmo tendas, as chamadas Yourtes, que ainda hoje são os alojamentos tradicionais dos nômades asiáticos.

As características positivas do feltro são estimadas desde então e têm sido reanimadas e desenvolvidas nos últimos anos. Chegou-se a conclusão de que o feltro é um material ecológico (é renovável)!

Quanto ao papel paraná?

É um papel de elevada gramatura e rigidez. Fabricado essencialmente de pasta mecânica e fibras virgens, geralmente em várias camadas da mesma massa. Sua cor, em geral, é conseqüência dos materiais empregados na sua fabricação.

Cabe ressaltar que atualmente o papel produzido através de derrubada de árvores no Brasil é 100% sustentável, pois, toda a produção brasileira de polpa de celulose (matéria prima para produção do papel) é proveniente de madeira de reflorestamento, segundo a entidade Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel).

Quero ressaltar ainda que toda a coleção foi feita manualmente, costurando-se mandala por mandala, tudo com linha de bordado. E o mais legal, uma diferente da outra.

Nenhum comentário: