Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tinta Natural

A utilização da terra e outras matérias primas como pigmentos é uma técnica pré-histórica e pode durar tanto quanto a tinta convencional. Na utilização da terra, por exemplo, podem-se combinar tipos de solo para obter uma variedade de tons ou utilizar o tom natural da terra de sua região.

A tinta de terra usada para pintar paredes, por exemplo, traz algumas vantagens em relação às tintas convencionais. A mais importante delas é a ausência de derivados de petróleo e outros compostos altamente poluentes. Além disso, seu uso é tão simples como o de outras tintas e possui ótima durabilidade na superfície em que for aplicada.

Embora as tintas naturais possam causar certo estranhamento à primeira vista sua qualidade é tão boa quanta às tintas à base de solventes químicos. Seu nível de aderência é bom e ainda por cima não agride o ambiente e nem a saúde. As tintas naturais também podem ser feitas com: beterraba, cenoura, espinafre.


Vantagens: economia financeira (cerca de 90% + barato), propicia o resgate dos costumes, é de baixo impacto ambiental (quase nulo), é antialérgica e não possui odor.

A seguir alguns passo-a-passo:

Receita 1:
* 7 ou 8 kg de terra vermelha peneirada
* 2 kg de cola branca
* 12 litros de água
Mistura-se tudo muito bem.
Resultado: uma lata de tinta.

Receita 2:
* Recipiente para armazenar a tinta
* 200 ml de cola branca
* Metade de uma garrafa pet para medir
* Saco e/ou pá para afofar e pegar a terra
* Peneira de pedreiro comum
* Água
Peneire a terra e misture a terra com a cola no pote para retirar pedregulhos e objetos indesejados. Coloque água 1 litro é suficiente mas, se você quiser, pode colocar um pouco mais e brincar com a textura da tinta. Misture bem Se não quiser misturar com as mãos não tem problema, mas é aconselhável o contato.

Receita 3:
* Beterraba, cenoura ou espinafre
* Água
* Pano
* Vidro com tampa
Basta bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela), e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um num pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.

As tintas naturais são ideais para superfícies grossas, utilizando-se de vários tipos de pincéis, esponjas, chumaço de algodão preso num palito ou num lápis, ou então, usar frascos de desodorante vazios, do tipo spray, que cheios de tinta servirão para espirrar a tinta.

O legal nestas receitas é que não há receita. O bacana aqui é brincar, se sujar e tentar. Cada um buscando a sua textura, a sua cor, fazendo sua própria receita.

Nenhum comentário: