Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

terça-feira, 6 de abril de 2010

As mandalas

Como eu falei na postagem anterior os pingentes da “Coleção Brasília 50 anos: Tudo começou no cerrado” são mandalas. Mandala significa literalmente “aquilo que circunda um centro”. Um “centro” é, aqui, um significado e “aquilo que o circunda” - mandala - é um símbolo redondo que representa o significado.

A palavra mandala tem origem no sânscrito (idioma antigo da Índia), significa “circuito” e em geral designa toda figura organizada ao redor de um centro. Não há como traduzir perfeitamente o vocábulo porque seu alcance transcende a noção de forma circular. Apesar de seu nome, a mandala não é monopólio do Tibet e tampouco da Índia. É universal.

Em todas as culturas do mundo as mandalas guiam as pesquisas e as criações, tanto do sábio como do artista. O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. No processo da construção de uma mandala a arte transforma-se numa cerimônia que transforma-se em arte. Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente colorida. As mandalas desta coleção mereceram especial tempo da artista, pois foram costuradas manualmente, uma a uma.
O centro da mandala pode ser um ponto, um eixo horizontal ou vertical e a partir dele, o espaço é organizado. É importante lembrar que as formas e as cores dispostas ao redor do centro não são regidas por uma simetria estricta. O segredo da profunda harmonia da mandala está na complementariedade e não na simetria. O círculo é a forma básica do Universo. As mandalas refletem de uma forma misteriosa a ordem da natureza... aqui, nesta coleção, o cerrado.

Nenhum comentário: